Nos Caminhos de Xavier e Conforti

Quem Somos?

Quem somos?

Um grupo de leigos benfeitores xaverianos, que animados pelo espírito missionário de Xavier e Conforti, resolveu por em prática o projeto de percorrer os caminhos destes dois grandes evangelizadores. Este, o fundador dos missionários xaverianos: Beato Dom Guido Maria Conforti e aquele, São Francisco Xavier, o padroeiro da congregação xaveriana. A missão vivida por eles no passado para ampliar os horizontes cristãos e para aumentar a espiritualidade do povo de Deus foi magnífica. Hoje em dia, também podemos ter uma missão. Independente da profissão ou função na sociedade, o cristão pode exercer o carisma missionário de alguma forma, na sua área de atuação e na comunidade em que está inserido . Eis a seguir o projeto do qual falamos, veja!

Projeto: Nos caminhos de Xavier e Conforti

Introdução

A mensagem que Jesus Cristo passou aos apóstolos de evangelizar é também um compromisso de todo batizado. Esta responsabilidade não é somente dos missionários e sacerdotes, mas antes de tudo deve ser uma missão de toda a igreja. Se não responder a este chamado, o cristão é omisso e não realiza sua vocação. Há relatos nos evangelhos de que quando Jesus pregava pelas cidades da Galiléia, tinha como ponto de apoio, amigos que ofereciam pouso e alimentação. Certamente estas primeiras famílias cristãs, além de comprometidas com apoio logístico eram engajadas espiritualmente com a evangelização. Hoje, mais do que nunca, ainda é necessário este apoio para Jesus. Atualmente, há uma necessidade premente dos leigos de um envolvimento maior, no sentido de assumir uma atitude missionária na suas profissões no dia a dia e de ajudar na ampliação dos horizontes da igreja como pede o próprio Jesus. É possível abraçar esta idéia de várias formas como: envolvendo-se na animação missionária, dando apoio no plano espiritual, cultural e material  na formação dos missionários.  A evangelização ocorre pelo trabalho de toda a igreja, particularmente com mais afinco pelas mãos dos missionários e Jesus continua agindo e operando seus milagres da multiplicação por meio deles. Assim, com esta visão, este trabalho objetiva criar formas para que o leigo possa dar apoio aos missionários xaverianos no seu propósito de evangelizar. Mas, ainda este projeto tem o propósito de fazer o participante incorporar o ideal missionário do beato Guido Maria Conforti, fundador dos Missionários Xaverianos, cujo lema foi: “Caritas christi urget nós” – A caridade de Cristo me impulsiona e de São Francisco Xavier, padroeiro desta congregação, que o amor para com Cristo, o levou até os confins do mundo. Desta maneira o leigo pode adquirir o carisma missionário de evangelizar, crescer espiritualmente e também passar a fazer parte da grande família Xaveriana.

Objetivos

1- Animar missionariamente o povo de Deus, para que tenha um coração aberto ao mundo todo;

2- Formar um grupo de pessoas que inspirados por Xavier e Conforti, possam ter uma participação missionária na igreja e particularmente colaborar com os xaverianos;

3- Apoiar a Congregação Xaveriana na formação vocacional de jovens e adultos;

4- Difundir o ideal missionário xaveriano junto ao povo de Deus;

5- Promover a evangelização,

6- Ser missionário na sua própria profissão ou ocupação;

Ações

1- Demonstrar a importância que o trabalho deste grupo tem para a igreja no momento atual

2- Dar possibilidade a que um leigo possa fazer experiência missionária

3- Desenvolver ações concretas que ajudem na edificação da pessoa humana e que possam colaborar na formação dos missionários

4- Ações para integrar mais a comunidade local com o projeto missionário xaveriano, a fim de sintonizar-se com as necessidades missionárias do mundo.

5- Fazer um trabalho junto aos vários grupos organizados da Igreja, em especial da igreja local, a fim de divulgar o trabalho dos missionários xaverianos, para estimular que outros também se envolvam com o ideal missionário. Levar sempre que possível um missionário xaveriano ou xaveriana para dar seu testemunho e falar da sua experiência nas missões.

6- Mostrar que o leigo pode exercer o ideal missionário em sua comunidade e através de um convite motivá-lo para conhecer a família xaveriana, sugerindo também ao seu coração alguma forma de participar desta família missionária

7- Elaborar um ‘site’ para divulgar a família xaveriana no Brasil e no mundo, colocando no final uma janela para colaboração para as missões xaverianas.

8- Reuniões periódicas do grupo de amigos de Xavier e Conforti, com a assessoria de um padre xaveriano, para planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas e para formação dos membros do grupo.

Projeto: Nos caminhos de Xavier e Conforti

Vídeos

Buscar

Xaverianos pelo Mundo